Uma rodovia com más condições de pavimento aumenta o custo operacional do transporte, reduz o conforto e a segurança dos passageiros e das cargas, além de causar
prejuízos ambientais.
A estrutura do pavimento tem a função de receber os esforços oriundos do tráfego e transmiti-los para as camadas inferiores de forma aliviada, uma vez que essas são geralmente menos resistentes. Assim, as cargas são transmitidas de forma criteriosa a fim de impedir que ocorram no pavimento deformações ou mesmo rupturas incompatíveis com a utilização da rodovia, induzindo a um comportamento mecânico inadequado e a uma degradação prematura.
Os materiais devem apresentar boa resistência, pouca deformação e permeabilidade adequada à função da camada da estrutura do pavimento em que serão empregados. Os materiais são compostos basicamente por agregados, solos e ligantes. Identifica-se que uma das principais variáveis que impactam a qualidade e a capacidade do pavimento em atender adequadamente as suas funções é a forma como é feito seu dimensionamento.
O dimensionamento de um pavimento consiste na determinação das camadas que o compõem a fim de que elas sejam suficientes para resistir, transmitir e distribuir as pressões resultantes do tráfego ao subleito, sem que haja deformações, rupturas ou desgastes superficiais consideráveis. Além disso, a ação de dimensionar um pavimento consiste na definição das espessuras e dos materiais de cada camada. Dessa forma, a estrutura concebida deve ser capaz de suportar o tráfego estabelecido, considerando as condições climáticas locais e oferecendo desempenho satisfatório para suas funções.
Portanto a necessidade e a importância do processo de manutenção das vias
deve ser orientado por avaliações periódicas do pavimento.
As propriedades dos materiais que compõem o pavimento se alteram a partir
do uso do pavimento, piorando gradualmente. Essa piora está associada ao tempo de vida do pavimento, mas também às solicitações de tráfego e às intempéries. Para que o pavimento mantenha um nível de serviço adequado quanto ao rolamento, à segurança e à capacidade de suporte da carga do tráfego, são necessárias intervenções de restauração.
A fiscalização é uma atividade presente em todas as etapas do ciclo de vida do pavimento, desde o seu planejamento, passando por sua execução e finalização, e ao longo de todo o período de operação da rodovia.
Fonte de Imagem: fabien-grouillard-unsplash.